terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mudando um pouco de assunto...

Criei esse blog essencialmente para para postar textos relativos à história. Porém, atendendo a pedidos, hoje resolvi mudar um pouco de assunto e falar mais um pouquinho da minha pessoa.

Eu sou o que se pode chamar de “maníaco” por conhecimento. Este meu vicio devo ao meu falecido pai. Quando criança eu não era lá muito chegado aos livros. Na escola era um fracasso, não me interessava pelas matérias e passava a aula inteira avoado. Este tipo de atitude vez com que eu perdesse quatro anos na escola: repeti a primeira, a segunda e duas vezes quinta série do ensino fundamental.

Meus pais pegavam muito no meu pé por causa disto. Minha mãe era constantemente chamada pela professora.

Uma vez, depois que ficou sabendo que eu repetira pela segunda vez a quinta série, meu pai me disse: “Você é burro, tenho vergonha de ser seu pai”.

Aquilo bateu forte para um garoto de treze, quatorze anos. Foi barra pesada ouvir tais palavras. Fiquei traumatizado. Se eu já sofria com um avançado complexo de inferioridade, esta frase serviu pra ampliá-lo ainda mais. Aquela frase me destruiu, me condenou a uma vida fracassada e infeliz.

Pais, por favor, tenham cuidado com as coisas que vocês dizem para uma criança, pois uma palavra pode colocar um peso enorme sobre o ombro dela, que ela irá carregar pelo resto da vida.

Depois disto eu comecei a estudar. Como eu estudava! Lembro que meu pai tinha uma coleção de livros de ciência. Passava o dia inteiro lendo e fazendo anotações.

Era uma resposta inconsciente ao que meu pai me dissera. Minha vingança particular. Iria mostrar pra ele que eu não era burro, queria fazê-lo se arrepender e me pedir desculpas.

Isso nunca aconteceu, pois ele acabou morrendo vitima de um acidente de trabalho.

Mesmo assim continuei com meus estudos particulares. Interessava-me por ciências, por história, por geografia. Conclui os estudos e entrei para o curso técnico de processamentos de dados.

Com um ano de curso comecei a dar aulas de informática. Aprendi linguagem programação, aprendi manutenção e montagem de micros, aprendi HTML e várias outras coisas relacionadas com informática, tudo estudando em casa, com livros e revistas.

Hoje continuo estudando muito, todos os dias! É uma compulsão. Apaixonei-me pela teologia entrei até para uma faculdade mais parei no meio. Agora comecei o curso de licenciatura em História e estou para começar o segundo ano.


Além disso, estudo em casa, todos os dias. Hebraico, Escatologia, Apologia, Psicologia, Filosofia e diversos outros assuntos. Porém, hoje estou bem mais tranqüilo. Parece que finalmente superei ou tenho superado várias lembranças tristes e aprendido a gostar de mim, me respeitar. Acho que talvez seja um equilíbrio que se ganha com a idade.