O
valor da disciplina histórica enquanto ferramenta de compreensão do mundo é
ponto comum aos estudiosos. De acordo com Mcculloch os estudos históricos:
[...]
são certamente relevantes para a formação do futuro professor em preparação
profissional. Podem cumprir a importante tarefa de ajudar a cultivar a memória
e identidade profissional dos professores e restabelecer um senso de lugar e
pertencimento que se tornou extremamente atenuado em relação à geração
passada. (2012, pág. 129,130)
Também é percebido que
os estudos dos passos que no passado foram dados, ajudam a resolver problemas
do presente, como aponta Durkheim “é apenas pelo estudo cuidadoso do passado
que podemos vir a antecipar o futuro e entender o presente” (1977, pág. 09).
Dada a importância da
educação como elemento do desenvolvimento individual e social, todo aquele que,
envolvido do trabalho docente deseja compreender os fenômenos educacionais de
sua época e desenvolver alternativas na solução de problemas nesta área, o
estudo da História da Educação é parte essencial na formação do profissional.
Levando isto em
consideração, em 1931 foi incluída no currículo da escola a disciplina História
dos Métodos e Processos de Educação, na reforma educacional de Francisco
Campos. Já a LDB de 1961, previa para o curso de Pedagogia, o curso de História
da Educação.
Com a criação do curso
de Pós Graduação em História da Educação do Brasil durante a década de 60,
seguiram-se as os trabalhos de pesquisa nesta área, muitos deles hoje,
considerados clássicos.
Na busca por soluções
para os problemas da educação brasileira, atentar para o caminho trilhado desde
a chegada dos jesuítas é essencial para compreender, comparar, avaliar e
repensar as praticas educativas atuais, bem como futuramente, dar passos mais
seguros para garantir uma formação que privilegie as potencialidades
individuais.
Bibliografia:
MCCULLOCH,
Gary. Revista
Brasileira de Educação . v. 17, n. 49, jan.-abr. 2012
DURKHEIM, Emile. The evolution of educational thought:
lectures on the formation and development of secondary education in France.
London: RKP, 1977
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