sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O Tempo

"Hoje é apenas um furo no futuro, por onde o passado começa a jorrar" (Raul Seixas)

A maneira como lidamos com o tempo, o organizamos e o aproveitamos é determinante para o tipo de pessoa que éramos, somos e seremos.

Podemos escolher esquecê-lo, ignorá-lo, bem como utilizá-lo ao nosso favor.

Há momentos em que estamos "no tempo", ou seja, conscientes dele, onde as horas "demoram a passar". É o que acontece, por exemplo, quando estamos entregues às expectativas, à esperança.

Há momentos, contudo, que estamos "fora do tempo", ou seja, inconscientes dele. Nestes momentos, não percebemos a hora que passa , tudo tem a impressão de ser rápido, rasteiro, intenso. É a sensação que nos acomete quando estamos entretidos, ou "entregues" ao nosso mundo interior.

Ambas as situações podem ser usadas ao nosso favor, dependendo de como escolhemos lidar com esse tempo.

Podemos nos entregar ao entretenimento medíocre, vazio e insosso. Podemos desperdiçá-lo, lamentando-nos pelas mazelas do presente, saudosos pela glória do passado e comprometendo, assim, nosso futuro.

Podemos também valorizar o tempo, tratando cada momento como único, especial. Uma oportunidade de desfrutar mais, aprender mais. Quem encara o tempo desta forma, jamais fica entediado.

Podemos escolher olhar para o passado e encará-lo como uma sucessão de derrotas, ou de experiências. Podemos dizer: fracassei ou ainda não consegui.

Podemos sonhar planejar, re-significar o tempo.

Essas escolhas é que irão fazer a diferença, São elas que irão determinar que tipo de pessoas seremos e como seremos lembrados.
Desfrute de seu tempo com sabedoria.

Elvis Eduardo dos Reis 29/10/2010

Um comentário: