quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cândido - Voltaire


Este livro é uma grande “tiração de sarro” de Voltaire. Além de ironizar as idéias de Leibniz, de que tudo neste mundo sempre ocorre da melhor maneira possível, Voltaire também satiriza as principais sociedades de sua época, como a francesa e a inglesa. Interessante notar que, de todos os lugares visitados pelo personagem Cândido, o único em que realmente tudo estava realmente indo “o mais perfeito possível” era um lugar fictício: O Eldorado.
Voltaire, como lhe é característico, também ironiza a Igreja Católica, nesta obra, retratada como a causadora da miséria do povo.
De uma maneira cáustica, Voltaire satiriza a própria natureza humana, retratando o homem como um ser mesquinho, ganancioso e fútil. Nem mesmo as grandes obras da humanidade escapam de ser ironizadas neste livro: e dá-lhe críticas a vários tipos de expressões artísticas como a música e a literatura do mundo clássico.
No fim, o autor conclui que a melhor maneira de viver é “cultivando o seu jardim”, ou seja, ao invés de nos preocuparmos somente com as “causas de todas as coisas”, empregaríamos melhor nosso tempo se estivermos trabalhando cada qual para fazer de uma própria vida a melhor vida possível.
Elvis Eduardo dos Reis 04/11/2010

Um comentário: