sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Grécia Antiga

Esse semestre lá na Facul, a ênfase está sendo a história Antiga e Medieval. Em história Antiga, estou tendo aula com o professor Alfredo (quando eu crescer quero ser igual a ele!). O homem sabe demais! E as aulas com ele são uma viajem. Pelo menos pra mim, que sou fascinado por história antiga.
O destaque nessas aulas têm sido a Grécia, que na verdade não era uma nação, mas um conglomerado de cidades-estados, cada qual com seus próprios governantes leis e interesses muitas vezes conflitantes, o que desencadeava verdadeiros “pega pra capar” entre eles. Também era muito frequente as desinteligências com povos que moravam alí perto, afinal, quem nunca sentiu vontade de dar uma bifa na orelha naquele vizinho chato?  O mais famoso desses “arranca-rabos”, foi sem dúvida alguma a guerra de Tróia, famosa por ser muitas vezes adaptados para cinema, romances, peças de teatro, filmes pornográficos, etc.
Todas essas versões são inspiradas na Ilíada. Um poema antiqüíssimo, escrito por Homero, que retrata a guerra entre gregos e troianos, desencadeado quando o príncipe Páris de Tróia raptou a rainha de Esparta (olha com quem foram mexer!), Helena. A Ilíada é um poema cheio de heroísmos, atos de bravuras e lições de moral, para servir de exemplo aos povos gregos, transmitindo os valores que eles deveriam desenvolver: amor pela pátria, respeito aos deuses e honra a família. Este poema é repleto de particularidades interessantíssimas e merece um texto dedicado somente a ele (que talvez eu escreva, se me der vontade, porque é república e eu escrevo quando me der na telha!)
A região que hoje conhecemos como Grécia (esse nome quem deu foram os romanos) lá em tempos imemoriais era conhecida como Hélade, por isso que é que o povão daquela terra se denominava helenos. Lá morava um povo chamado de Pelágios, na paz e na tranqüilidade, até que chegaram por lá os Aqueus, povos indo-europeus. Os dois povos se mesclaram, fizeram uma suruba e, depois, formaram importantes centros urbanos como Micenas, Tirinto e Argos. Também fizeram suruba com os habitantes da ilha de Creta, onde aconteceu uma mescla de culturas.
Mais tarde foram se juntar a eles outros dois povos indo-europeus: os Eólicos e os Jônicos. Na mesma época os cretenses se tornaram poderosos e passaram a dominar o mar Egeu. Então, os Aqueus deram muita porrada neles, viraram os poderosos do local e começaram a expandir o comercio para a Ásia Menor. Foi nessa época que ocorreu a Guerra de Tróia.
Tudo ia às mil maravilhas, quando chegaram os Dóricos, outro povo indo-europeu que resolveu baixar por lá e detonar com tudo, destruindo cidades, fazendo pessoas de escravos e fazendo outras tantas fugirem para a Itália ou Mediterrâneo, no que ficou conhecido como a primeira diáspora grega (também chamada de “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”)
A partir disso, a vida naquela região mudou completamente: as cidades foram perdendo força e as pessoas começaram a se organizar em comunidades chamadas Genos. Os genos eram grandes famílias muito unidas e ouriçadas que moravam em um mesmo lugar, por descenderam do mesmo indivíduo. Ali existia o chefe (pater-famílias), faziam o culto ao antepassado, e gozavam (J) de independência política e administrativa. Essa independência administrativa era chamada de oiconomicus, literalmente, “administração da casa”. E foi daí que nasceu o “Oikos”, que eram as terras coletivas onde as pessoas vivam da agricultura e criação de animais.
Maassssssssss, como naquela época ainda não existia TV e nem computador, as pessoas passavam o tempo fazendo filhos. Esse crescimento populacional tornou a vida nos Oikos muito difícil, fazendo com que as famílias de separassem e inventassem outras formas de sobreviver.  Aqueles que conseguiram ficar com as terras, se tornaram mais tarde os aristocratas.
Muitos genos começaram a se juntar e formavam tribos que se juntaram e, assim, nasceram as Cidades- Estados gregas. Nessas cidades, se desenvolveu a escravidão, o comercio, a economia o que gerou viagens e, essas viagens aumentaram os conhecimentos geográficos e culturais  das pessoas. Depois da introdução da escrita, o povo grego ficou muito metido a besta, nascendo assim os primeiros nerds do mundo. Esses “sabe-tudo” viram que os antigos poemas, as antigas explicações da mitologia era inadequado para explicar as coisas que eles viam com as viagens. Surge, assim, a filosofia, as primeiras escolas, as preocupações políticas, a democracia...  O resto é história que vou contando aos poucos.
Até lá, saudações...

Um comentário: