segunda-feira, 4 de julho de 2011

Jesus Cristo, o Rebelde

Aproveitando as férias para trabalhar um pouco no tema do meu TCC, fiz um levantamento bibliográfico bem interessante sobre o chamado “Jesus histórico”. Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, é comum os historiadores fazerem uma separação entre o Jesus da história e o Jesus da fé. Há quem diga que existem dois “Jesuses” e que o Jesus histórico pouco tem haver com o da fé, sendo este último uma deturpação do primeiro pelas lendas e mitificações.

Bom, sobre isso pretendo escrever em outra oportunidade (e se você é fiel leitor deste blog, sabe que isso pode demorar J). Mas o que eu gostaria de compartilhar com vocês agora é algo que hoje eu estava refletindo enquanto pesquisava os documentos pro meu trabalho. Jesus Cristo foi, de fato, o maior rebelde que existiu.

Jesus foi um homem totalmente outsider em sua época. Não estava nem um pouco interessado em agradar quem quer que fosse e sempre estava disposto a entrar em confronto com as autoridades para defender suas idéias. Penso no escândalo que deve ter sido esse filho do carpinteiro, ali sentado tranquilamente, conversando com uma mulher (mulheres eram totalmente desprezíveis naquele contexto) e ainda por cima, samaritana, povo que não era bem aceito pelos judeus. Mas Jesus não estava nem ai para o que iriam pensar. Fazia o que tinha certeza de que era certo. Pra ele não importava se as crianças, assim como as mulheres, não fossem bem vistas na sociedade. Ele lhes dava uma atenção que não era comum a um cidadão judeu. Jesus estava sempre do lado dos miseráveis, dos pobres, dos ditos pecadores, o que era inadmissível para qualquer judeu que se preocupasse com a sua imagem. Mas Jesus, desafiava o "status quo" de sua época com atitudes de um verdadeiro rebelde, de um inconformado, de um revolucionário que queria quebrar com a tradição de seus antepassados (dando uma nova interpretação da lei). Jesus foi um rebelde!
E pra concluir, penso em como a rebeldia de Jesus tem sido resguardada. Não se fala disso nos púlpitos e nem filmes e nem em estudos. Imagino no perigo para os que detêm o poder ter um rebelde sendo adorado como um Deus. Que tipo de sentimento isso despertaria? Que tipo de inspirações?  Acho que essa idéia deve até dar arrepios na espinha de muita gente lá em cima, no alto da pirâmide...

2 comentários:

  1. Muito bom texto, acho Jesus historico fascinante.

    ResponderExcluir
  2. KKKKK CLAROEU ACHO É ENGRAÇADO SE NA MINHA CASA TODOS FOREM A FAVOR DE MATAR E EU A FAVOR DA VIDA A REBELDE SEREI CERTAMENTE EU PARA A MINHA FAMILIA CONSIDERAMOS REBELDES QUEM NÃO PENSA COMO PENSAMOS OU NÃO AGE COMO AGIMOS CMO SE FOSSEMOS DONOS DA VERDADE ESSE TEXTO ME FEZ TER MAIOR CERTEZA QUE JESUS REALMENTE É O SALVADOR

    ResponderExcluir