quarta-feira, 14 de março de 2012

Reflexos da história da Península Ibérica

A Península Ibérica, região formada pelos territórios da Espanha, Portugal, Gibraltar e Andorra, tem uma história riquíssima, cujos reflexos podemos facilmente observar em nossa sociedade atual.
O seu isolamento, provocado pelo Atlântico a oeste e aos Pireneus, cordilheira que forma uma barreira natural separando a França e a Espanha, criou condições para uma evolução diferenciada do restante da Europa.
Durante a sua longa história a região foi povoada por diversos povos: fenícios, celtas, gregos, cartagineses e romanos. A região ainda sofreu a influência de judeus, muçulmanos e cristãos, fato que suscitou uma rica cultura entre os povos que ali se desenvolveram.
Um dos reflexos mais evidentes dessa cultura é a língua de raiz latina, da qual se originou o espanhol, que se espalharia na época das colonizações pela América do Sul. No Brasil, que foi colônia de Portugal, disseminou-se a língua deste povo europeu.
Outro fato digno de nota é a forma como se deu a colonização no Brasil, bem distinta das terras colonizadas por espanhóis e ingleses, pois sendo o próprio povo português miscigenado com outras etnias, tinham uma maior tolerância na sua forma de se relacionar com a diversidade, o que deu ao Brasil a configuração que hoje se apresenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário