sábado, 14 de abril de 2012

Desenvolvimento Profissional

A história da humanidade é longa. E em cada época, nota-se a luta do homem pela sobrevivência. Darwin nos mostrou em seu livro, “A origem das espécies” de 1859, que o mundo muda e só sobrevive o indivíduo que melhor estiver adaptado a essas mudanças. Foi assim no passado. E assim ainda é.
Se já foi tendência anterior, no mercado de trabalho, as empresas contratarem priorizando as qualidades técnicas do candidato, a globalização, a mudança nos meios de comunicação e as novas tendências tecnológicas, fez as grandes empresas mudarem o seu foco e, agora, começam a dar uma relevância cada vez maior para as habilidades pessoais dos candidatos.
Espírito de liderança, pontualidade, relacionamentos interpessoais, boa comunicação, hoje em dia são tão, e às vezes até mais, importantes do que as habilidades técnicas. E mais uma vez, só terão chances aqueles que se adaptarem a essas mudanças.
Torna-se necessário a todos os interessados na sobrevivência neste mundo profissional, um bom planejamento de vida baseado na visão de mundo da pessoa, no qual o profissional defina quais são seus objetivos a curto e médio prazo, como alcançar esses objetivos, quais recursos irá necessitar para isso, quais habilidades desenvolver, quais defeitos minimizar, ou seja, torna-se imprescindível que a pessoa realize um exercício de autoconhecimento.
          Somente por meio do autoconhecimento o indivíduo saberá qual o seu objetivo na vida e qual a melhor forma de alcançá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário