quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Apelo ao Sobrenatural

Nestas férias tenho estudado muito sobre a vida de Jesus para o TCC que irei apresentar no fim do meu curso de história. Impossível pesquisar sobre esse assunto e não ser de alguma maneira tocado pela força que está por trás dessa figura tão controversa.
Uma vez mais tenho sido tocado por essa força que está além de qualquer prova histórica. Seria um retorno da minha espiritualidade? Talvez. Ainda não tive noticias de ninguém que se convertesse por meio de provas históricas. Isso sim, seria útil para quem por meio da fé já tivesse a certeza. Afinal, a fé deve basear-se em fatos. Primeiro crer para depois ver.
Eu tenho fé? Bom, eu acredito. Creio que no século primeiro existiu um homem chamado Yeshua (ou Iesus em grego, que em português ficou Jesus). Acredito que esse homem disse e fez coisas espantosas e por isso despertou o ódio das autoridades da época, sendo por isso morto na cruz que era a forma como os romanos executavam os criminosos na época. Isso é amplamente aceito pela maioria dos historiadores.
Acredito também que após esses acontecimentos algo de extraordinário aconteceu. Afinal um movimento que deveria ter morrido junto com seu líder, ressurgiu com força total, ganhou inúmeros seguidores e se alastrou por vários locais até chegar a Roma. Ora, o que teria motivado esses primeiros seguidores? Com certeza não tinham nada de material a ganhar, pois o cristianismo era duramente combatido em suas origens. E logo após a morte de seu líder, era natural que esses homens estivessem desanimados e amedrontados. Mas não. De uma hora pra, outra passaram a divulgar o nome de Jesus em todos os lugares. Sim, acredito que o nascimento do cristianismo só pode ser explicado por um evento grandioso do tamanho da ressurreição dos mortos. Seria isso apelar para o sobrenatural?
Muitos ateus e céticos com quem eu debati argumentam que é preguiça intelectual apelar para o sobrenatural. Dizem que é errado, quando não se tem explicação para algo, apelar para eventos sobrenaturais.
Bem, não sou do tipo que apela para o sobrenatural logo de cara. Contudo, se todas as explicações naturais não satisfazem os critérios para a melhor hipótese, não vejo problema algum em considerar as explicações não naturais.
Aliás, um estudioso de uma universidade norte-americana usando uma fórmula de probabilidade, calculou que as chances de Jesus ter ressurgido dos mortos é de 0.97. Quem entende um pouco de probabilidade vai saber que isso é virtualmente uma certeza.
Mas enfim, eu acredito na ressurreição. E conseqüentemente acredito em Deus. Agora qual a minha posição frente a isso? O que isso muda em minha vida? Admito que ainda tenho levado uma vida um tanto quanto hedonista. Hoje mesmo fui a uma pizzaria com alguns amigos da faculdade, onde enchi a cara de cerveja, falei inúmeras besteiras que envolvia filmes do buttman e coisas afins e fiz todos os tipos de comentários maldosos típicos.
Com isso concluo que acreditar não é o bastante. Afinal o que Deus espera de mim? Suponho que ele espere atitudes morais, já que ele é um Deus moral.  Mas saber disso não me transforma em um homem que toma decisões morais. É necessário algo mais. Conhecimento não é o bastante. Devo apelar ao sobrenatural? Talvez.
Aguardem os próximos episódios dessa aventura...

3 comentários:

  1. Acho que Deus não quer que seja apenas uma pessoa moral;
    Deus quer, que o ame de todo seu coração e que possa reconhecer que ele é soberano.
    Afinal o que seria a moralidade sem a presença de Deus apenas uma obrigação e sua alma ainda seria vazia;
    Então apenas permita que Deus guie sua vida, e a moralidade e outros adjetivos virão naturalmente;
    Beijos,
    Deus o Abençõe

    ResponderExcluir
  2. é, digamos que estou no processo de busca espiritual...

    ResponderExcluir