domingo, 9 de janeiro de 2011

Meu Domingo no Museu Paulista!

Hoje, dia 9 de janeiro de 2011, fui juntamente com meu irmão e cunhada ao Museu Paulista, conhecido pelo povão como Museu do Ipiranga.
Basicamente é um local construído para celebrar a importância de São Paulo para o desenvolvimento do Brasil.  
Lá em meados de 1554, quando a cidade de São Paulo foi fundada, a região era paupérrima ( ou pobre pra c*, se preferirem), primeiro porque estava localizada longe demais da metrópole,  o que dificultava que as mercadorias chegassem até lá. Segundo porque a terras de São Paulo eram ruins de dar dó para o plantio de cana de açúcar, diferentemente do que acontecia na região nordeste do Brasil, que era rica justamente por causa do açúcar que produzia.
Ora, sem poder comprar e sem poder plantar, restava ao povo paulista sobreviver da caça (ao índio) e da busca de ouro. Esse era o principal papel dos bandeirantes, homens tremendamente festejados no museu que fomos visitar hoje. Logo na entrada do museu, após pagarmos a taxa de R$ 3,00 (Marisa pagou R$ 6,00, pois naum tinha carterinha de estudante, lero, lero!) pela meia entrada, já fomos recepcionados por vários monumentos dedicados a esses homens: Raposo Tavares, Anhanguera, João Ramalho, Domingos Jorge Velho e todo o restante da turma. Esses paulistas eram mesmo “sangue no zóio” e foram importantes para o desenvolvimento do Brasil, não esquecendo que eles também foram responsáveis por chacinas, escravidão de índios e outras coisas menos honrosas, mas enfim, tudo tem o seu outro lado da moeda!
Esse museu é enorme! Se não fossem pelos objetos ali expostos eu poderia dizer que estávamos em um palácio, com direito a uma enorme escadaria com tapete vermelho e o escambau. O acervo de lá também é igualmente grande. Demoramos umas 2 horas para ver tudo: pinturas, documentos impressos, documentos manuscritos, coleções de armas antigas, objetos do cotidiano (com direito até a pinico!), carros antigos (havia um carro de bombeiro do século passado, puxado por burros o que me fez imaginar a sua eficiência, pois imagino que até o dito cujo chegar ao local do incêndio, todos já teriam virado churrasquinho) e várias outros objetos relacionados à evolução da vida em São Paulo e no resto do Brasil. Havia também uma grande maquete que representava São Paulo no ano de 1841, móveis do século passado, pertencentes a algumas personalidades importantes, mechas do cabelo da Princesa Isabel, Maria Leopoldina  e outras pessoas da corte (minha cunha, Marisa, observou embasbacada em como eles eram loiros!)
E claro que também vimos o famoso quadro de Pedro Américo, com seus quatro metros de altura por três de largura, (tô falando do quadro, não do Pedro Américo!) representando o Grito da Independência.
Depois de ver todo (ou quase todo) o acervo do museu, saímos para fazer um lanche (um cachorro quente muito nutritivo e uma coca-cola).
Depois disso, Marisa e meu irmão Welton, quiseram visitar o museu da zoologia da USP, que fica ali perto e cuja existência, vergonhosamente, eu desconhecia. Eu, claro, os segui, aproveitando para cumprir mais um pouco das minhas horas culturais. Um local muito interessante, com exposição de animais empalhados (ou empanados, como disse meu irmão, kkk). Pagamos apenas R$ 3,00 de meia entrada! (minha preocupação com grana, mostrando meu lado muquirana). E Marisa que não tinha carterinha de estudante, pagou R$ 6,00, lero, lero!
Deu pra ver como funciona a evolução dos seres vivos e tiramos até algumas fotos. Descobrimos depois que se agente tivesse visitado este museu antes, não precisaríamos ter pagado a entrada no Museu Paulista (L)
Depois, decidimos visitar o parque do Museu Paulista. Um lugar lindo com um enorme jardim no estilo francês. Lá tem o monumento à independência, onde no subsolo, se encontra a cripta com os restos mortais do Dom Pedro I. Visitamos também a casa do grito, uma construção do século XIX, feita de taipa de mão.
Batemos algumas fotos andando pelo jardim e tomei muito sol na cuca. Depois decidimos voltar para casa. No trem, olhando o folheto que a Marisa pegou lá no museu, descobrimos que não precisávamos ter pago R$ 3,00 de entrada no museu da zoologia, pois o ingresso que pagamos no Museu Paulista era válido para ambos (L L). Pior pra Marisa que pagou R$ 6,00 (pois ela  não tem carterinha de estudante, lero lero!)
Chegamos em casa, tomei um banho e fui direto pro computador escrever esse texto.
Adorei o passeio! Voltei conhecendo mais um pouco da história da minha cidade, cumpri umas vinte horas culturais e ainda por cima, voltei mais bronzeado!
Pretendo fazer mais passeios como esse, pois ainda faltam muitas horas culturais para cumprir, além de ser muito divertido.
Irei relatá-los aqui.
Até lá, saudações!

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto, você lembrou até do meu comentario sobre os cabelos loiros das princesas,você registra tudo que falamos né?
    "falou Elvis registrou"
    obs: Só não gostei de ter pago R$12,00 em todo o passeio;kkkkkkkk
    "lero, lero" deixa você Elvis...kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Olá,tudo bem?
    Em primeiro lugar,gostaria de parabenizá-lo pelo Blog e agradecê-lo por este post rs;sem saber você me ajudou no vestibular!
    Ontem,quando o twitter do Museu Paulista indicou seu texto,entrei e li seu texto(que até me animou a ir aos museus nestas férias,apesar de eu não saber onde fica o de Zoologia).
    Hoje,quando estava fazendo minha prova(estou prestando vestibular para História),não preciso dizer a minha surpresa quando vi que a questão 3 trazia a foto das estátuas dos bandeirantes da entrada do Museu e perguntava sobre o mito em torno deles e os aspectos omitidos sobre estes personagens.Automaticamente lembrei do blog e fiz questão de,quando entrasse na internet,deixasse meu "obrigada" para você!
    E coitada da Marisa! rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Ana! Obrigado por seu comentário! que bom que pude ajudá-la. Fico muito satisfeito em saber disso! Ah, e espero que você tenha se saído bem no vestiba!!

    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Eu também Ana, espero que você tenha se saído bem no vestibular;
    E obrigada pela solidariedade você entende minha dor né? rsrsrsrsrsrs
    Marisa

    ResponderExcluir
  6. Intão Elvis que bom que temos a carteirinha de estudante kkkkkkkkk, o postficou muito bom, principalmente quando você fala do museu de zoología, onde vimos os animais "empanados" rsrs
    Abrs

    ResponderExcluir