terça-feira, 5 de julho de 2016

O maior que pode ser concebido

O teísta que coleciona um determinado número de evidências a favor da existência de Deus e as utiliza como prova para a existência do Criador, está tão equivocado quanto o ateísta que também o faz colecionando evidências contra a existência de Deus.  Uma prova requer um teste.  Por mais evidências que se colecionem sobre a evolução das espécies, a teoria da evolução nunca será uma “lei da evolução” até que um teste possibilite que isto aconteça, constituindo uma prova.

Depois de desfazermos a confusão entre evidência e prova, é necessário, agora, sabermos que tipo de evidências devemos procurar.  Se seguirmos as pistas erradas, fatalmente seremos conduzidos a um lugar diferente de onde deveríamos estar.

O primeiro passo para saber quais evidências procurar é saber o que estamos procurando.  Sendo assim, como se define Deus?

Tentaremos assim: Deus é o maior ser que pode ser concebido.

Em torno desta simples frase, umas dezenas de pensamentos podem ser construídas.

Para começar, o maior ser que pode ser concebido deve, obviamente, ser maior do que tudo o que existe. Ele não pode estar limitado pelo espaço tempo, portanto não pode ser material. O maior ser que pode ser concebido deve ser, também, maior do que todas as forças existentes no universo, acima de qualquer intelecto, ilimitado, atemporal.

Ele não pode ser comparado a nenhum deus da mitologia grega, pois todos eles tiveram um início no tempo sendo, por isso, limitados por ele: Zeus era filho do titã Cronos. Afrodite nasceu depois que Cronos decepou o pênis do próprio pai, Urano, e jogou-o no mar. Há de se perceber com os deuses da mitologia grega eram limitados no tempo e, em muitos aspectos, o eram também fisicamente.  Certamente, nenhuma divindade grega possui os atributos para ser “o maior ser que pode ser concebido”. Somem-se a eles as divindades egípcias e nórdicas que possuem as mesmas características e fica fácil concluir que nenhum dos deuses de religiões politeístas podem se enquadrar na definição de Deus que estamos trabalhando.

Ao chegarmos a conclusão de que todos os deuses politeístas não podem ser  o “maior ser que pode ser concebido”, resta-nos atentar para as três grandes religiões monoteístas da atualidade: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.


Em sua vida pública Jesus testificou que a mensagem da qual ele era portador e as obras que fazia eram oriundas do mesmo Deus dos judeus, “O Deus de Abraão de Isaque e de Jacó”. Nos Evangelhos que chegaram até nós, estão registradas as palavras pronunciadas pelo Cristo, aonde em diversas oportunidades são apresentados os principais atributos que o maior ser que pode ser concebido deve ter: imaterialidade, atemporalidade, poder ilimitado, entre outros. Os muçulmanos ensinam que, o Deus Alá anunciado pelo profeta Maomé, é o mesmo Deus sobre o qual Jesus falou. Para verificar tal afirmativa é necessário um estudo mais aprofundado sobre um atributo necessário ao maior ser que pode ser concebido: o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário